sábado, 27 de dezembro de 2014


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO NA UNISUAM


Conheça o projeto onde estudantes de psicologia estagiam prestando atendimento e levando qualidade a vida de centenas de pessoas.



O   S e r v i ç o   d e   Psicologia Aplicada (SPA) é u m e s p a ç o  o n d e  o s  estudantes de psicologia conseguem vivenciar  a profissão e desenvolvem-se profissionalmente em várias áreas. O SPA está localizado no térreo do prédio da unidade Bonsucesso e com pontos de apoio na Clínica Escola Amarina Motta - CLESAM e no Núcleo de Práticas Jurídicas - NPJ.
O SPA, desde sua fundação, vem tornando-se      u m a   r e f e r ê n c i a  n o atendimento psicológico para moradores do entorno da UNISUAM e também para estudantes e seus familiares. Para o melhor  e s c l a r e c i m e n t o  d a comunidade acadêmica sobre os serviços oferecidos      n o  S P A   f i z e m o s        u m a  e n t r e v i s t a   c o m  a coordenadora do curso de Psicologia, Professora Maria Angélica.

Como funciona o SPA e q u a i s o s p r i n c i p a i s    b e n e f í c i o s   p a r a   o s   e s t u d a n t e s ?
O SPA é como se fosse um laboratório dos outros cursos, porém com uma grande diferença, pois lida diretamente com pessoas. O  s e r v i ç o   d e  p s i c o l o g i a  aplicada é utilizado em vários seguimentos, no entanto alguns o associam com atendimento clínico, mas não é. O atendimento  c l í n i c o   é   s ó   u m    d o s  seguimentos do SPA. O estudante de psicologia da UNISUAM não precisa ficar desesperado procurando um estagio, pois seu estagio acontece dentro do SPA.


Quais seguimentos hoje  s ã o   a p l i c a d o s ?
Ele é aplicado em vários seguimentos: saúde
d o    t r a b a l h a d o r , organizações, comunidade, atendimento clínico, entre tantos outros.

Quantos estudantes de psicologia são estagiários a t u a l m e n t e ?
É uma média de 240 estudantes, sendo a maioria dentro do SPA.

Em sua opinião existe algo q u e  p r e c i s a  a v a n ç a r ?
Acontece que hoje o espaço ficou pequeno, pois o curso cresceu muito, existe     u m   n u m e r o      g r a n d e   d e     estagiários. Então o espaço  f í s i c o   a c a b o u   f i c a n d o  apertado, pois o número de pessoas que procuram o SPA para atendimento triplicou.

E como uma pessoa da comunidade consegue o  a t e n d i m e n t o ?
A q u i   n o   S P A   n o s  t e m o s   o   p e r í o d o   d e  inscrição.  Antes a gente        a b r i a   i n s c r i ç ã o   d i r e t a , porém tivemos uma alta  lotação e acabava ficando uma fila de espera. Achamos que isso não era bom, já que a pessoa que procurava o atendimento realmente  p r e c i s a v a   d e l e .      H o j e  fazemos um período de inscrições que acontece em maio, junho e julho. Então quando chega em agosto       a         p e s s o a   j á   r e c e b e   o atendimento, no máximo ficando 2 meses de espera.
No segundo semestre é aberto o segundo período de inscrição que acontece em     o u t u b r o ,           n o v e m b r o   e   d e z e m b r o, quando chega o mês de fevereiro a pessoa já é atendida, sem precisar ficar esperando mais tempo.

Horário de atendimento
Segunda a Sexta,
Das 8h30 às 21h
Sábado, das 8h30 às 11h30

sábado, 29 de novembro de 2014

Enfim quadra sai do papel



 Agora falta o curso.


G r a ç a s  à s reclamações dos estudantes, o DCE realizou um relatório onde mostrava a situação precária que se encontrava  nossa quadra e a s possibilidades de acidentes que ela trazia. Então no final do ano de 2013 a quadra de e s p o r t e  d a  u n i d a d e Bonsucesso foi fechada para reforma. O prazo dado pela instituição para o fim da obra era até março de 2014,  porém março chegou e a quadra pronta não ficou. O DCE mais uma vez solicitou inúmeras reuniões com a instituição para exigir que a quadra ficasse pronta, pois a falta dela já havia trago vários prejuízos ao semestre 2014.1 dos estudantes de educação física que em algumas matérias tais, como  d esportos coletivos , individuais e Jogos.
A i n s t i t u i ç ã o n o s informou que o obra atrasou devido a um erro de uma das empresas contratadas, que fez a primeira parte do piso d e s n i v e l a d a . Nós compreendemos que dessa vez o problema não foi da UNISUAM, mas pontuamos q u e     o s  e s t u d a n t e s  n ã o poderiam sair prejudicados. A primeira proposta d a 
i n s t i t u i ç ã o   p a r a   solucionar este problema seria de alugar uma quadra. No entanto o aluguel não o c o r r e u   e    o    p r o b l e m a   continuou, os estudantes ficaram sem aulas praticas durante todo esse semestre , que é de extrema importância para a boa formação deste curso.

Após muita pressão a quadra foi entregue, no entanto é preciso que os estudantes q u e n ã o realizaram as suas aulas p r a t i c a s   n ã o   f i q u e m  prejudicados, após uma reunião com a vice-reitoria, nos foi informado que será realizado um curso de aulas práticas para os estudantes que possuíam matérias prejudicados , irem os acompanhar de perto, pois a vitória de ter a quadra saiu, n o e n t a n t o n e n h u m estudante deve ficar sem as aulas práticas, portanto iremos cobrar mais uma vez para que os nossos direitos não sejam tirados.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Unidades diferentes, mas a mesma Unisuam

Campo Grande e as outras unidades também querem obras


Nesses últimos semestres vimos a infraestrutura da unidade Bonsucesso mudar bastante: as salas foram pintadas , os quadros trocados, os laboratórios do bloco C reformados , a quadra foi reformada, inauguração do novo auditório, entre outras melhorias . Essas transformações são fundamentais para a elevação da qualidade da educação, satisfação dos estudantes e condições de trabalho de professores e funcionários. No entanto ainda precisamos avançar em várias coisas, as melhorias precisam continuar e chegar nas outras unidades. O relatório da Comissão Própria de Avaliação aponta alguns casos em que a instituição precisa agir rapidamente, e nós vamos cobrar. Precisam ser construídos alguns laboratórios na unidade de Bangu e não existem auditórios nas unidades de Bangu e Jacarepaguá. A unidade de Campo Grande (Rua Campo Grande) com certeza é a que mais precisa de investimentos. Existem infiltrações em vários locais do prédio, piso soltando em alguns laboratórios, faltam banheiros, laboratórios que não comportam a quantidade de alunos, etc. No intuito de discutir como e quando vão ser tomadas medidas para solucionar esses problemas o DCE UNISUAM solicitou uma reunião com a Reitoria pois entedemos que o semestre de 2015.1 precisa ser de transformação mas não apenas na unidade de Bonsucesso e sim em todas!Esperamos em breve ter novidades para informar a comunidade acadêmica.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O uso do nome social agora é pra valer!!

Você sabe o que é nome social?

É o nome com o qual as pessoas se identificam, e pelo qual são conhecidas n a sociedade. Nem sempre o nome social é o mesmo nome de registro - como é o caso de apelidos, por exemplo. No caso de travestis e transexuais, essa diferença muitas vezes se torna motivo de preconceito , violência e humilhação.

Agora, na UNISUAM a garantia desse direito não será apenas da boca para fora, o uso do nome social é para valer, e ele realmente já esta acontecendo. A medida valerá para documentos, como carteira de estudante ou funcional, listas de chamada, arquivo e Ambiente do Aluno. Essa conquista do  reconhecimento do uso do nome social na Unisuam reafirma o direito de identidade das pessoas, além de assegurar algo simples que precisa ser comum  para todxs  x s estudantes : o direito à dignidade! 

Para o estudante de Comunicação Social, Cristiano, " Não teria outra explicação a não ser o direito à dignidade. Na minha vivência de militância, eu percebo que a população  t r a n s * em sua maioria abandona o ensino médio por conta do não respeito ao nome social e da transfobia, chegar ao ensino superior então é difícil. Os obstáculos psicológicos que se formam devido a estes fatores são enormes. Ter o nome social assegurado é uma espécie de sobrevivência”

Entendemos que o direito dentro da instituição é só uma parte dessa luta, pois ainda não existe uma lei federal que assegure o direito em todos os estabelecimentos públicos ou privados. O DCE insistiu muito para que a medida fosse tomada, pois entendemos que a universidade deve ser um espaço de vanguarda na luta contra os preconceitos . Parabenizamos a administração da instituição por atender a demanda, com certeza a Unisuam esta se somando na construção de um país que respeitem todos e todas.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Nenhum passo atrás - Pela abertura diária dos laboratórios de informatica já!!!

"Nem um passo para trás. Nem para tomar impulso. "


Durante uma reunião do DCE  no mês de abril de 2014 com representantes de turma da unidade Bonsucesso foi relatado que o laboratório de acesso não estava suprindo a demanda dos estudantes, muitas filas e poucos computadores, então solicitamos uma reunião com a Diretoria da Instituição para tratar do tema ,e na mesma foi conquistado a abertura do laboratório ao lado (001).




No entanto desdo começo do semestre 2014.2 o mesmo não está acontecendo com frequência , e quando acontece é por pressão da Diretoria do DCE, entendemos que a abertura do laboratório já é algo conquistado e não podemos retroceder em relação a isso, pois a abertura dos dois  facilita a vida dxs estudantes inclusive na matéria  EAD que nos obriga a fazer !!


Hoje a abertura foi realizada após um desgaste com alguns funcionario que administram o setor, após a abertura ainda não é suficiente pois a entrada do segundo laboratorio está sendo realizada pela recepção de TI no qual poucos estudantes sabem que possuem acesso, nem mesmo um cartaz informando há!!

Portanto chega de desculpa de falta de funcionário para estar no laboratório ou até mesmo por que há pouco estudantes para acessar o laboratório , ele simplesmente precisa estar aberto!!Iremos cobrar todos os dias até entenderem que a conquista já foi feita e não iremos admitir retrocesso !!

#SeNãoAbrirVaiTerLUTA

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Por uma HISTÓRIA diferente!



Estudantes de História organizam ato contra a falta de democracia na UNISUAM


A Unisuam realizou mudanças na coordenação das licenciaturas no intervalo entre o primeiro e segundo semestre, no entanto, estas mudanças causaram perda na qualidade dos cursos, tais como: alunos calouros fazendo matérias do 6º período, os projetos dos cursos foram cancelados, as visitas técnicas foram suspensas e os alunos ficaram sem acesso ao novo coordenador. Estas dificuldades fizeram com que os alunos de história se organizassem e o primeiro ato foi enviar uma carta para auditoria.

 Logo após o recebimento da carta, o vice-reitor falou com alguns alunos e se comprometeu em comparecer na reunião que o DCE organizou, mas só quem esteve presente foi o novo coordenador, este se colocou de modo inadequado perante os alunos, dizendo que estes não seriam pesquisadores e sim apenas licenciados em história (o MEC não diz que o licenciado não está apto a pesquisar), que deveriam mudar a linguagem ao falar com ele (não respeitando o direto que cada um tem de usar a sua linguagem conforme seu o conhecimento ou a cultura) e outros constrangimentos que ocorreram na reunião.  Os alunos resolveram então organizar uma manifestação com cartazes dentro da faculdade para que suas necessidades fossem atendidas e as solicitações eram: 

Um coordenador que fosse um historiador, que o curso voltasse a ter projetos e visitas técnicas, que os alunos calouros não começassem com matérias do 6º período, auxílio para conseguir estágio e mais respeito com o Curso. Este movimento teve em média 200 alunos e contou com a adesão de outros cursos como o de serviço social. Ao findar o movimento os alunos foram recebidos pelo reitor, que se comprometeu em realizar as seguintes melhorias:





1º Acompanhamento até o fim do semestre do ex-diretor de ensino (professor Luis Felipe);
2º Montagem do Centro Acadêmico de Historia;
3º Mudança na grade dos Calouros;
4º Renovação dos contratos de estágios da Unisuam com o Estado e Município;
5º Contratação de um profissional para organizar as visitas técnicas;
6º Comissão de estudantes para discussão do ENADE.
Os alunos do curso de História saíram com a certeza de que estavam lutando por um ensino de melhor qualidade, que atendessem as suas necessidades e os objetivos da Unisuam.
Estamos juntos nessa luta e como lema do Curso de História diz. Força e Honra para todos!
#Alunos de História#

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pelo direito de escolha já!

Eu tenho o direito de escolher!


Antigamente quando falávamos de universidade logo nos lembrávamos de professores, estudantes, sala de aula, no entanto com o avanço da tecnologia essa realidade esta sendo modificada, e na UNISUAM isso não está sendo diferente, pois hoje existem matérias que a universidade nos obriga a realizar a distância, isso não seria um problema se essa decisão não fosse imposta, mas sim discutida com os alunos e toda comunidade acadêmica. No ato da matricula nenhum estudante é consultado se quer ou não realizar matérias a distância - a famosa EAD. Hoje a instituição afirma erradamente que o MEC obriga que essas matérias sejam realizadas de modo não presencial, no entanto essa é sim uma sugestão feita pelo MEC, sendo a decisão tomada unicamente pela universidade




Entendemos que a instituição pode aplicar algumas matérias na modalidade online, no entanto queremos ter o direito de escolher se iremos fazer a matéria online ou presencialmente, pois quando decidimos realizar a graduação escolhemos a alternativa presencial e não a distância ou semi-presencial.No entanto não queremos acabar com essas matérias pois vários estudantes são a favor da mesma, apesar de hoje a maioria ser contra, queremos apenas o direito de escolher, tendo em vista que pagamos por isso.



Hoje o Estado brasileiro, apesar de ser um direito de todos e todas ,não garante educação publica e gratuita, cerca de 74,5 % dos estudante do ensino superior se encontra em instituições privadas , instituições essas que são pagas com muito suor e luta dos estudantes portanto nada mais justo do que ter a garantia de uma boa graduação, portanto junte –se a nos pela luta do direito de escolha! Assine nosso abaixo assinado e participe da campanha pelo facebook.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os estudantes solicitam , e é aprovado novo calendário acadêmico com distribuição igual das aulas


Sem correria na A2 Conselho Universitário aprova calendário acadêmico com distribuição igual das aulas antes da A1 e A2

Nos últimos semestres tivemos problemas no calendário acadêmico, em 2013.2 pelo fato das aulas só terem começado no meio de agosto e pela má distribuição de aulas entre a A1 e A2. No semestre 2014.1 tivemos o mesmo problema do atraso do início das aulas, um período apertado devido a Copa da Fifa e uma diferença de mais de 2 meses de aula antes da A1 e apenas 1 mês antes da A2.Esses fatores dificultaram a distribuição do conteúdo e fez ta e Professor Carlos Alberto, c o m q u e ficássemos atrapalhados na A2, além das poucas aulas ainda tiveram situações imprevisíveis como falta de água e greve dos rodoviários. 

O DCE solicitou em uma reunião com os Pró - reitores,Professora Cláudia Costa e Professor Carlos Alberto a equiparação de aulas antes da A1 e A2 . A demanda foi atendida e no Conselho Universitário foi aprovado um calendário com nove semanas de aula antes da A1 e sete aulas antes da A2. Em breve estará disponível n S A G A (Ambiente do Aluno).

terça-feira, 18 de março de 2014


Em dezembro de 2013 o senado aprovou a restrição da meia-entrada cultural. Todos os estudantes com carteirinha podiam pagar meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos. Com essa lei existirá uma limitação de 40% dos ingressos disponíveis para cada evento. Além dos estudantes, ainda entraram nessa cota pessoas com deficiência e jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Estudantes da UNISUAM terão direito ao passe estudantil

A luta continua, queremos o passe nacional.
O DCE UNISUAM desde a sua fundação sempre lutou para que os estudantes de nosso centro universitário tivessem acesso ao passe estudantil e por um transporte de qualidade: pautamos em nossos jornais; participamos de manifestações; organizamos um abaixo assinado com mais de 3 mil assinaturas que foi protocolado na prefeitura do Rio.

No dia 30 de janeiro Eduardo Paes anunciou a ampliação do passe estudantil. Antes somente prounistas e cotistas tinham direito a meia-passagem, agora, além deles os estudantes com renda de um salário mínimo per capta (por pessoa da família) também terão direito ao benefício que foi ampliando para 76 passes livres mensais, válidos todos os dias, incluindo fins de semana.