segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CONEG DA UNE - Por uma UNE combativa e de luta

- Queremos uma UNE de ação 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNISUAM, esteve presente no 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE) entre os dias 15 a 17 de agosto em São Paulo, cujo o tema central foi “O Brasil se UNE pela democracia.

O CONEG é o principal encontro de DCEs, pois reúne diretórios de todo o país para discutir a educação e outros temas de suma importância da vida dos\das estudante.
Neste encontro nosso DCE participou de diversas mesas de debates colocando nossas posições em relação a diversos temas.
No debate sobre Escola Sem Partido, o Estudante de Pedagogia, Adriano, atual tesoureiro, criticou o projeto, afirmando que escola sem partido é ditadura militar – “ ter um espaço educacional onde não possa falar de política, intolerância religiosa, questões de gêneros, é dar força ao opressor e diminuir ainda mais o oprimido, é melhor jogarmos fora todo o material de Freire e pegar a Pedagogia “Frotiana” (Frota) e aplicar em nossas escolas”.

Já no debate sobre a Mercantilização do Ensino Superior, nossa presidenta afirmou que até hoje nada se foi feito para mudar a educação privada, e que relacionado ao FIES e Prouni, resultou no que já havia falado, cortes dos programas, estudantes endividados, sonhos guardados e universidades públicas em péssimo estado.
No debate, onde a estudante de Arquitetura, Thaís Bragança “Lugar de mulher. É onde ela quiser” foram abordados os seguintes temas: Machismo na universidade, foi o primeiro tema especifico, onde foram apontados dados sobre o que homens e mulheres consideram machismo, e todo tipo de violência que as mulheres sofrem dentro das instituições de ensino e como essas mesmas mulheres reagem a isso. O machismo entre colegas de turma e até mesmo com professores é algo comum. Foi abordado também a Primavera Feminista e os principais dias de luta das mulheres no ano de 2015 e como isso repercutiu na sociedade. 

Sem duvidas esse CONEG veio à acontecer em um momento histórico para o país, onde a conjuntura desfavorece a cada momento ainda mais nos estudantes, e o DCE UNISUAM mais uma vez se colocou do lado da Tese Rebele-se na UNE  que compõe a Oposição na UNE, pois entendemos que UNE precisa se colocar de fato na luta dos\das estudantes, e não se colocando dentro de gabinetes para vender os nossos diretos , assim como aconteceu com a aprovação da restrição da meia-entrada. A UNE precisa voltar a ser a mesma de Honestino Guimarães, e tomar as ruas pela conquista de mais direitos e contra todos retrocessos. Portanto o DCE UNISUAM se colocou na plenária final do CONEG a favor da proposta do dia nacional de luta no dia 11 de agosto, dia em comemoração à nos estudantes, sabemos que a UNISUAM ainda estará em recesso porem iremos construir junto com os\as estudantes de outras universidade um dia de luta pelos nossos direitos!
DCE UNISUAM, NENHUM PASSO ATRÁS, NENHUM DIREITO A MENOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário